terça-feira, 22 de maio de 2012

Banho de Àgbo.

ÀGBO

ÀGBO é a maceração manual das folhas que se deixa fermentar em porões (jarros de barro). Nunca deve ser esquecido que todo ÀGBO tem de levar obi e orógbó ralados. Como os banhos são àse (energia-força) das ewé (folhas = òrìsà Òsónyin), não deve-se misturar a ele èje  (sangue) ou ese (tripa de animais), como também sempre deve ser frio, na temperatura ambiente, pois o aquecimento ou a fervura, muda a terapêutica da folha.
Portanto subentende-se que o sumo, ou extrato, obtido é o próprio sangue das folhas, este é o motivo pelo qual não devemos adicionar sangue animal a ele, em respeito ao òrìsá ÒSÓNYIN todo banho de folhas deve ser tomado agachado, nunca em pé, e sempre jogado em todo o corpo, o que inclui a cabeça. Dentro da verdadeira tradição do ritual, aos banhos eram feitos da seguinte forma: as folhas quinadas eram esfregadas no corpo nu do Elègún pelo Bàbálòrìsà. Depois o elègún agacha e recebe lentamente sobre si o àgbo sem folhas. Porém tal prática causa extremo constrangimento ao elègún, portanto com o passar do tempo foi sendo esquecida.
Pai Kiko tí Òsun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITAN AOS PÁSSAROS SAGRADOS.

A LENDA DOS SAGRADOS PÁSSAROS. Uma antiga história yorùbá, diz que Olodunmare Eleda Ohun Gbogbo, o criador de todas as coisas, disse q...