AS PENAS SAGRADAS DO CANDOMBLÉ.
ÌYÉ ORÒ – AS
PENAS SAGRADAS.
Ìkódíde
– Agbè – Àlùkò – Lékeléke: São as
quatros penas sagradas de nossa religião, somente sendo utilizadas dentro da
ritualística e nunca como um simples adorno. Elementos primordiais e indispensáveis
dentro dos Ìgbèrè – Ritos Iniciáticos
e de Passagens de qualquer divindade do panteão yorubá. Não existem penas semelhantes, são únicas em sua essência
simbologia e significado, ou seja, são insubstituíveis. Dentro do Corpo
Literário de Ifá são mencionadas nos
mais diversos Oba Odú e seus Omo Odú.
Ø
KÓDÍDE ou ÌKÓÓDE: Trata-se de uma pena vermelha,
extraída da cauda de um tipo de papagaio africano da espécie Psittacus
erithacus conhecido popularmente por papagaio-cinzento, papagaio-do-Gabão ou papagaio-do-congo
entre o povo yorubá é denominado de Odíde ou Odíderé Tornou-se Rei entre todas as aves, símbolo da fecundação,
da menstruação, da gestação, representa o nascimento e o símbolo do poder
feminino. Representação da realeza, honra e status, esta acima da simbologia do
Adé – Coroa. Fixado a frente da
cabeça, representa o processo iniciático e confirma os ritos de iniciação e/ou
de passagem. É o pássaro de penas vermelhas, símbolo de (Vitória).
Ø
AGBÈ: É uma pena
azul extraída da cauda da ave africana Turaco da família dos sophagidae Touraco
porphyreolophus. Descritos nos mitos, como o pássaro que carregava a boa sorte
e a riqueza para Olokun – Divindade
dos Oceanos. Para que possa agir tem que ser utilizada em contrapartida com o Àlùkò. É o pássaro de penas azul,
símbolo de (Bondade).
Ø
ÀLÙKÒ: É uma
pena de cor púrpura (entre escarlate e violeta) extraída das asas da ave
africana Turaco da família dos Musophagidae Touraco ruspolii. Descritos nos
mitos, como o pássaro que carregava a boa sorte e a riqueza para Olosa – A Divindade das Águas Doces. Da
mesma forma que sua contrapartida, somente age em companhia do Agbè. É o pássaro de penas vermelhas,
símbolo de (Boas notícias).
Ø
LÉKELÉKE: É
uma pena de cor branca, extraída da ave Bubulcus ibis conhecida popularmente
por garça-vaqueira ou garça-boieira, nativa da África e do Sul da Europa, que
invadiu a América do Norte no início do Século XX e atingiu o Brasil na década
de1960. Descritos nos mitos como o pássaro que carregava a boa sorte e a riqueza
para Òrìsà Nlá e toda a sua
corte. Símbolo por excelência de todos os Òrìsà
Funfun. É o pássaro de penas brancas, símbolo de (Paz).
Essas três cores se identificam com as
cores do wàjí, osún e do efun – Pós e tinturas
utilizadas nos ritos de iniciação e de passagem.
Um fragmento do Texto Sagrado de Ifá:
Agbè
ni i gbe're k'Olòkun,
Àlùkò
ni i gbe're k'Olòsa,
Odíderé-Moba-Odo
Omo Agbegbaaje-ka ni naa ni i gbe're k'Oluwoo.
O
pássaro Agbè carrega a benção de Olòkun
O
pássaro Àlùkò carrega a benção de Olòsa
O
papagaio do Rio Mogba, descendência
de um poderoso exército carrega uma cabaça com a fortuna para o Rei de Iwó.
Os pássaros Agbè e
Àkùkò são agentes intermediários
entre o poder da imensidão das águas. Oluwoo
é um título do Rei de Iwó a Legendária
Cidade, reduto da ave Odíderé.
Ojúure l'Agbè fi í w'aró
Agbè won jí t'aró t'aró
Ojúure l'Àlùkò fi í w'osùn
Àlùkò won jí t'osùn t'osùn
Ojúure l'Lékeléke fi í w'efun
Lékeléke
won jí re pel'efun.
O
pássaro Agbè desperta com aró
O
pássaro Agbè olha com bondade para aró
O
pássaro Àlùkò desperta com osùn
O
pássaro Àlùkò olha com bondade para osùn
O
pássaro Lékeléke desperta com efun
O
pássaro Lékeléke olha com bondade
para efun.
Agbe ló l’aró, kìí rá’hùn aró
Àlùkò ló l’osùn, kìí rá’hùn osùn
Lékèélékèé ló l’efun, kìí rá’hùn efun.
O
pássaro Agbè não se lamenta por muito
tempo ao aró
O
pássaro Àlùkò não se lamenta por
muito tempo ao osùn
O
pássaro Lékèélékèé não se lamenta por
muito tempo ao efun.
Neste fragmento dos Textos Sagrados de Ifá relata a ligação das aves Agbè,
Àlùkò e Lékeléke com as pinturas sagradas aró, osùn e efun. Essa expressão “despertar” tem a
conotação de “ao amanhecer de cada dia” as aves sagradas carregam em si o poder
e a essência de três dos quatros Oba Odú
primordiais da existência universal; Ogbè
Méjì relacionado com o efun, Òyèkú Méjì e sua relação com o osùn
e ligação de Ìwòri Méjì com o aró. O fato de não se “lamentar por
muito tempo” está baseado em uma oferenda cujo quais os principais ingredientes
são as penas e as pinturas citadas.
Ojúure lògbólógbòó Odíderé fi í w'Iwó
Ìkódíde
àse kun be aràiyé.
O
grande e velho papagaio olha com bondade para Iwó
O
poder da pena Ìkódíde enche de
suplicas os seres deste mundo.
Como mencionado anteriormente Iwó é a Cidade Legendária reduto da ave Odíderé onde essa desempenhava a função de favorecer seu povo com
as principais bênçãos e suplicas dos seres humanos:
Ire ajé –
riqueza.
Ire oríre –
boa sorte.
Ire owó –
dinheiro.
Ire omo –
filhos.
Ire ìmúarale
– boa saúde.
Ire ìpéláyé
– vida longa.
Ire obìnrin
– mulher p/ser esposa.
Ire okonrin
– homem p/ser marido.
Ire ìbùjókó
– um lugar para morar.
Ire àláfíà –
paz e contentamento.
Pai Kiko tí Òsun .
Nenhum comentário:
Postar um comentário