terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Mel de Òsun traz a Vida a Obaluaye.

O mel de Ósun dá a vida Obaluaye.




 
Obaluaiê era muito mulherengo e não obedecia a nenhum mandamento que fosse. Numa data importante, Orunmilá advertiu-o que se abstivesse de sexo, o que ele não cumpriu. Naquele mesmo dia possuiu uma de suas mulheres.
Na manhã seguinte despertou com o corpo coberto de chagas. Suas mulheres pediram a Orunmilá que intercedesse junto a Olodumare, mas este não perdoou Obaluaiê, que morreu em seguida.
Orunmilá usando o mel de Osun, despejou-o por sobre todo o palácio de Olodumare. Este, deliciado, perguntou a Orunmilá quem havia despejado em sua casa tal iguaria. Orunmilá disse-lhe que havia sido uma mulher. Todas as divindades femininas foram chamadas, mas faltava Osun, que confirmou ao chegar que era seu aquele mel. Olodumare pediu-lhe mais, ao que Osun lhe fez uma proposta. Osun daria a ele todo o mel que quisesse, desde que ressuscitasse Obaluaiê. Olodumare aceitou a condição de Osun, e Obaluaiê saiu da terra vivo e são.

Presente para Exú Marabô.

Ebó para Exú Marabô ou Barabô – Presente para Abertura de Caminho:

1 Pemba branca.
1 Garrafa de álcool.
1 Garrafa de fogo paulista.
½ Metro murim preto.
½ Metro murim vermelho.
6 Potinhos de barro pequenos.
6 Copos de barro pequenos.
1 Oberó médio de barro.
12 Corações de galinha.
12 Folhas de louro.
12 Moedas correntes.
1 Cebola roxa..
Pimenta malagueta vermelha.
½ k de Farinha de mesa grossa.
Dendê.
Sal.

Obs: Vá a uma encruzilhada aberta lugar descampado, com a pemba risque o símbolo de são Salomão, corte os murins em triangulo, e arrume-os um sobre o outro primeiro o vermelho e de pois o preto, e em cada ponta coloque os potinhos com álcool, em seguida os copos com um pouco de fogo paulista. Com os corações prepare uma farofa e enfeite com os corações, as folhas e as moedas e coloque no centro do símbolo e ascenda os potinhos e peça tudo o que quiser a Barabô.

Pai Kiko tí Òsun.

ITAN AOS PÁSSAROS SAGRADOS.

A LENDA DOS SAGRADOS PÁSSAROS. Uma antiga história yorùbá, diz que Olodunmare Eleda Ohun Gbogbo, o criador de todas as coisas, disse q...